Vantagens do Transformadores Toroidais

Existem vários formatos de Transformadores EletroMagnéticos, os mais comuns são:

♦    Núcleo Toroidal

Forma Geométrica Toroidal (forma de um cilindro com um furo no centro). O Núcleo Toroidal não tem emenda, ele é uma fita de aço silício muito fina enrolada no seu formato, que garante um alto desempenho.

♦   Núcleo EI

♦   Núcleo UI

♦   Núcleo C

Estes três acima apresentados são os transformadores convencionais mais comuns, as suas laminas necessitam ser encaixadas o que resulta em grande perda magnética tendo baixo desempenho.

Principais Vantagens

♦ Baixíssima Irradiação Magnética

Já que o Transformador Toroidal Não Possui Gap e sua forma construtiva é perfeita, a irradiação magnética é praticamente desprezível. Podendo ficar próximo a circuitos eletrônicos sensíveis como por exemplo pré amplificadores ou micro controladores, até mesmo direto na placa de circuito impresso. Se ainda ocorra alguma irradiação (muito raro) podemos incluir uma cinta metálica por fora do transformador.

♦ Blindagem Eletrostática

A Blindagem Eletrostática tem como principal atividade no transformador Toroidal reduzir a corrente de fulga entre primário e secundário, muito comuns em equipamento elétricos médico/odontológicos de alta segurança. Outras funções seria; proteção contra descargas atmosféricas (Raios) e ainda filtra vários tipos de ruídos elétricos presente na rede elétrica.

♦  Alto Desempenho Magnético

O Transformador Toroidal além de suas varias vantagens também utiliza os excelentes aços magnéticos como por exemplo Aço GO 0,27mm, este aço tem 50% a mais de eficiência do que o aço GNO, muito usado nos transformadores convencionais.

Existem diferentes aços ainda melhores que devem ser especificados por não serem de linha, como exemplo Nano Cristalino, Aço GO 0,23mm ou outros.

♦  Ciclo de Trabalho

O ciclo de Trabalho é muito fundamental para qualquer transformador e pode reduzir bastante o seu tamanho, basta o cliente determinar exatamente o tempo que o transformador vai ficar em carga máxima e o tempo em carga mínima, isto é levado em consideração na hora do projeto.

♦  Classe de Temperatura

Todos os Transformadores Toroidais são feito dentro da classe A (105 Graus de Temperatura), mas caso o cliente necessite de temperaturas superiores, basta determinar. Os Fios de Cobre esmaltados usados nos Transformadores Toroidais são 180 Graus com isolamento reforçado

♦ Classe de Isolamento

Todos os Transformadores Toroidais são construídos com isolamento de 2KV através de primário e secundário, mas caso o cliente precisar de isolamentos superiores, basta especificar. Podemos Isolar e testar isolamentos até 4KV, acima deste valor fica o teste para o cliente.

Alguns Fatos Sobre Transformadores Toroidais

A corrente de partida para os Transformadores Toroidais com Aço de Silício GO,( “INRUSH”) para grandes potência necessitam de uma atenção especial porque é mais alta que a corrente nominal de trabalho e pode levar nos fusíveis e disjuntores mal dimensionados.

Devido ao Aço de Silício GO ter um alto rendimento nos transformadores Toroidais, eles apresentam outras particularidades importantes como:

Regulação de Tensão mínima no secundário;
O Transformador Toroidal fica de 40 a 50% menor que o convencional.
Baixo Ruído Mecânico devido o sua forma construtiva sem montagem.
Fácil Fixação, somente um parafuso
Corrente a vazio ultra baixo fazendo os Transformador Toroidal trabalhar frio em Regime Constante e Bem Dimensionado.

O Grande segredo do Transformador Toroidal sobretudo é ter bons equipamentos, mão de obra especializadas e principalmente usar matérias primas de procedência garantida.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Oi, como posso ajudar?